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Gerenciar a sua reputação e gerenciar a sua marca são a mesma coisa?

Quando eu e a Luciana Lima começamos a pesquisar e a ministrar nossas palestras e treinamentos vimos que ainda existia alguma confusão sobre os os conceitos.

O Branding olha para a marca, para as organizações, como um processo interno, para entender seus valores em um constante movimento de se definir e redefinir quem são e o que representam, em todos os detalhes. Essas definições passam por nome, logotipia, fontes, cores, cheiros, voz e se aprofundam em personalidade, expectativas, promessas e reputação. O mesmo conceito vale para o Personal Branding (gerenciamento da marca pessoal).

Podemos então dizer que a reputação está dentro do composto da marca. Mas o que é reputação de fato? Segundo a Wikipedia (sim eu adoro a wikipedia!) “reputação vem do latim reputatione que significa opinião (ou mais tecnicamente, uma avaliação social)”. A reputação pode ser atribuída para pessoas, organizações, negócios e até mesmo comunidades.

No geral, relacionamos reputação com fama e reconhecimento. E no fundo é isso mesmo. Mas precisamos entender que a reputação também está relacionada a expectativas! Uma reputação alta se relaciona com confiança, estabilidade e muitas vezes, mais valor agregado. Assim uma organização com boa reputação também se beneficia de uma “zona de tolerância” maior, quando apresenta alguma falha. Por outro lado mudanças mais radicais nos produtos e serviços oferecidos geram reação mais rápidas e fortes por parte de seus consumidores, seguidores e conexões.

Nesse sentido, em nossos projetos de Employer Branding defendemos que a liderança assuma seu papel de Embaixadores da Marca de forma ativa, mesmo quando a decisão do marketing estratégico seja de trabalhar divulgação de produtos através de influencers famosos.

Outro ponto interessante é que monitoramento da reputação de marcas virou algo mais complexo, pois com a virtualização passamos a analisar de forma quantitativa e qualitativa todas as interações. Ou seja – avaliações, comentários, depoimentos e opiniões postados em redes sociais, sites especializados, blogs e portais passaram a fazer parte do nosso dia a dia e desencadeiam toda uma série de ações para garantir o cumprimento da estratégia.

Deixo aqui o convite a reflexão – como é feito o gerenciamento da sua reputação? E da sua empresa?

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