Blog

Nós teremos várias profissões ao longo da vida!

Diversidade Etária

Eu estou com 50 anos e existe uma enorme possibilidade de assumir uma nova profissão no futuro que ainda nem existe.

E como o conceito de carreira Slash entra nisso?

Antigamente as pessoas tinham apenas uma profissão, seguiam em uma empresa pela vida toda e praticamente eram conhecidas por ter um conhecimento “profundo” sobre uma determinada atividade.  Mas o que estamos vivendo hoje é uma profusão de novas carreiras e interesses. Até porque não somos obrigados a fazer a mesma coisa o resto da vida.

Já vivemos um momento em que não é raro as pessoas mudarem de profissão mais de uma vez. 

 Falando dos jovens, eles devem ter em mente que vão se manter em atividade por aproximadamente 50 anos e trocar de profissão algumas vezes, tanto por desejo próprio quanto por mudanças no mercado de trabalho, lembra a professora de administração @Vivianne Narducci, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

– “As previsões para os próximos 15 a 20 anos são de que 50% das profissões da forma como são hoje vão deixam de existir”, afirma Vivianne.

 “Na pesquisa Re:Trabalho 2020, que investigou como as pessoas e organizações da “transição” estão lidando com o impacto da tecnologia, descobrimos que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósito de vida.”

 Ou seja: a relação das pessoas com a carreira hoje é completamente diferente da que as gerações passadas tiveram. Elas estão menos preocupadas com estabilidade e mais dispostas a experimentar novos caminhos a partir de seus próprios históricos e interesses. A previsão é do estudo intitulado Projetando 2030: uma visão dividida do futuro, encomendado pela Dell Technologies ao Institute For The Future (IFTF).

Segundo o levantamento, 85% das atividades profissionais que estarão disponíveis no mercado daqui a dez anos ainda inexistem.

 Mas vamos voltar ao Slash. Se no passado as pessoas acreditavam que passariam a vida toda na mesma profissão, hoje elas vivenciam o seguinte cenário, 1) elas vão viver cada vez mais 2) as tecnologias, economias, movimentos sociais e culturais estão transformando rapidamente a forma como encaramos os nossos trabalhos. 3) Elas se dispõem a realizar mais de um trabalho ao “mesmo tempo”.

 Em breve vamos deixar de falar de carreira ou emprego para avaliar a nossa trajetória profissional como algo vivo, onde vamos atuar com múltiplas profissões simultaneamente. 

 Para falar a verdade isso já está acontecendo.

Eu, Leandro, sou Conselheiro de Empresas, Professor Universitário, Empreendedor na Elementar Reputação Digital, por onde eu e a Luciana fazemos nossos programas de mentoria comercial e gerenciamento de marcas pessoais, facilito jornadas de aprendizagem ágil e Escritor (amador por enquanto) e Simplicista (presto consultoria para simplificação de processos comerciais e de gestão para aumento de rentabilidade). 

 Todas essas são minhas atividades que acontecem ao mesmo tempo e levaram anos de trabalho, formação e pesquisa para que pudesse me dedicar a todas elas e entregar bons resultados.

 Podemos dizer que esse já é o efeito Slash, mas muitas pessoas também chamam de carreira em portfólio.

 Então imagine, como posso colocar isso no meu Currículo? Ou no meu perfil do Linkedin? 

Qual seria o meu título? As pessoas vão entender?

 “Percebi que as pessoas estavam com dificuldade em preencher o perfil no LinkedIn porque não tinham mais apenas uma profissão. E, então, adotaram a barra para descrever seu portfólio de atividades”, diz Marci Aldoher, autora do livro On Person / Multiple Careers, ainda sem edição brasileira. 

 Foi ela que, ao observar as a barra cunhou o termo Slash Career.  Slash em inglês, siginifica barra, então podemos dizer em uma tradução livre que slash career significa carreira em barras. 

 Se você chegou até aqui e já tem dificuldade em definir em um único termo o que você faz profissionalmente ou está exercendo mais de uma atividade ao mesmo tempo, é bem possível que já seja um profissional slash e não tenha notado. 

 Não estamos mencionando uma palestra, uma ajuda que você deu a um amigo em uma consultoria esporádica, não são bicos, são carreiras simultâneas mesmo. Fazer apenas uma palestra não te torna um palestrante, mas se parte da sua renda vem de fazer palestras mensais, aí é outra história. 

 E veja que é possível conciliar, ser um Nutricionista | Escritor ou Advogado | Jornalista… 

 Se concorda conosco, estamos vivendo um momento em que os profissionais são exigidos cada vez mais a explorar as suas capacidades cognitivas O lado interessante deste movimento é que temos a possibilidade de explorar todas as nossas potencialidades e   assumir como um profissional slash pode ser muito gratificante.

 Mas assumir uma tendência de ter uma carreira Slash traz seus desafios também. O primeiro deles é para nós o mais importante: – Gerenciamento de tempo, entender o quanto é necessário disciplina e compromisso para se dedicar na construção para ser um “especialista” nos papéis não é algo que possa ser considerado como simples, exige uma grande capacidade de Agenda de compromissos, entregas acordadas e formação constante (LLL) precisam passar por periódica análise de priorização. 

 Ah, sem dúvidas, um profissional apegado a estabilidade e rotinas fixas não vai se encaixar bem nesse perfil. 

 Abaixo alguns links interessantes sobre o tema. 

Leandro Herculano

https://ohoje.com/noticia/cidades/n/1344339/t/estudo-diz-que-53-dos-brasileiros-querem-mudar-de-profissao/
https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2020/03/mudar-de-carreira-e-o-novo-normal.html
https://vocesa.abril.com.br/carreira/fenomeno-das-carreiras-multiplas-esta-ganhando-adeptos-no-brasil-entenda/

Compartilhe:

Você pode gostar

Faça uma busca:

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

A Elementar RN utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.